Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos à Revista de Desenvolvimento Econômico (RDE) devem enquadrar-se na linha editorial da revista que aborda a temática do desenvolvimento econômico com ênfase nas questões relacionadas com o desenvolvimento regional e urbano. A RDE publica artigos e resenhas, assim como reedita trabalhos clássicos e documentos históricos relacionados com os objetivos da revista. Os artigos e resenhas devem ser inéditos e não podem ser simultaneamente submetidos a outra(s) revista(s). Podem ser submetidos trabalhos redigidos em Português, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Alemão.
Os artigos e resenhas encaminhados a RDE deverão obedecer rigorosamente às instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) notadamente as NBR 10520, 6022, 6023, 6024 e 6028. Os textos extraídos de relatórios técnicos ou científicos, de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses) e de projetos de pesquisa deverão ser convertidos, no que couber para as regras da NBR 6022 da ABNT.
Adicionalmente, devem ser observadas as normas e orientações indicadas a seguir.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Entrega do Material

    1.1 Os artigos não deverão ultrapassar 30 páginas com título em português e inglês, resumo e abstract e até cinco palavras chave, em português e outro idioma aceito pela revista, além da classificação segundo o Classification System for Journal Articles do Journal of Economic Literature (JEL). O resumo e o seu correspondente em outro idioma deverá ser estruturado de acordo com a NBR 6028 da ABNT em um único parágrafo com, no máximo, 250 palavras.
    1.2 Deverão constar EM ARQUIVO SEPARADO COM O TÍTULO “IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES” os dados referentes ao autor, tais como: titulação efetiva (mestrando ou doutorando não serão considerados por não serem títulos), sua atividade atual, instituição a que esteja vinculado, endereço eletrônico e telefone. Na editoração eletrônica existe um campo específico para estas informações que devem ser claras e precisas para todos os autores.
    1.3 No caso de artigo escrito por mais de um autor a RDE considerará, para fins administrativos, automaticamente como responsável pelo artigo o primeiro autor.
    1.4 Os originais devem ser enviados para o site da revista http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/about/submissions#onlineSubmissions em formato RTF ou Word.
    1.5 A RDE não aceita artigos enviados em cópia física.
  2. Apresentação Gráfica do Texto

    2.1 Especificações
    2.1.1 Papel, Espaço e Letras
    Tamanho do papel: A4
    Tamanho das letras:
    – do corpo do trabalho 12
    – do título 16
    – de subtítulos 14
    Tipo de letras: Arial
    Espaços: Entrelinhas: 1,5
    Superior: 3,0 cm
    Inferior: 2,0 cm
    Lateral direita: 3,0 cm
    Lateral esquerda: 3,0 cm

    2.2 Formatação

    2.2.1 O texto deve ser justificado.
    2.2.2 Nunca separar as sílabas para evitar desconfiguração do texto ao ser aberto em outro computador.
    2.2.3 Usar somente a cor padrão do texto (preto).
    2.2.4 As páginas devem ser numeradas.
    2.2.5 Os gráficos, tabelas e figuras e/ou ilustrações deverão ser fornecidos em monocromia (em preto e branco, com ou sem tons de cinza), apresentados no corpo do texto enviado e, também, em anexo, nos formatos originalmente produzidos.

  3. Primeira Página do Texto

    3.1 Título do artigo : Centralizado na página a 3 cm da borda superior.

    3.2 Títulos das seções e subseções: devem obedecer ao que dispõe a NBR 6024. Não ultrapassar a seção terciária (1.1.1)
    3.3 Parágrafos: Cada parágrafo deve ter um recuo de 0,5 cm na primeira linha e nenhuma linha em branco entre eles, exceto para os subtítulos que deverão ter apenas uma linha em branco depois do parágrafo que o antecede.
    3.4 Notas de rodapé (Não utilizar nota explicativa no final do texto). As notas deverão ser numeradas em algarismos arábicos, devendo ser únicas e consecutivas para cada artigo (o Word oferece este recurso).
  4. Ilustração

    4.1 Deve ser encaminhada em arquivos separado.
    4.2 Qualquer que seja o seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadro, retratos e outros) sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra Figura seguida da numeração em algarismo arábico. Exemplos: Figura 1 – Organograma da empresa X; Figura 1 – Foto da Barragem de Bela Vista; Figura 1 – Esquema simplificado do Pólo Petroquímico de Capuava.
    4.3 Toda a ilustração deve indicar após o título a Fonte da informação. Quando de elaboração do autor indicar: Fonte: o Autor.
  5. Tabelas
    5.1 As Tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente devem seguir as normas da ABNT (padrão IBGE - 1993) e devem conter título e serem numeradas sequencialmente. Os títulos das tabelas devem estar sempre no cabeçalho destas.
    5.2 Todas as tabelas devem conter em seu rodapé a respectiva Fonte, indicada de forma a permitir ao leitor verificar a autenticidade dos dados apresentados.

  6. Referência

    6.1 Devem seguir os padrões estabelecidos pela NBR 6023 da ABNT..
    6.2 A RDE adota o sistema alfabético de referências (Autor/Data). As referências deverão vir no final do texto, em ordem alfabética. Não colocar referências no rodapé.
  7. Responsabilidades

    7.1 É responsabilidade do autor a correção ortográfica e sintática, como a revisão de digitação do texto, que será publicado conforme o original recebido pela editoração.
    7.2 O conteúdo dos textos assinados é de única e exclusiva responsabilidade dos autores.
  8. Procedimentos de avaliação

    8.1 Os trabalhos submetidos passarão preliminarmente pelo exame da Editora Unifacs quanto ao cumprimento integral destas normas e das demais aplicáveis pelos critérios da ABNT. Somente os aprovados serão avaliados no sistema duplo cego por pareceristas, de instituições distintas daquela à qual o(s) autor (es) está(ão) vinculado(s).
    8.2 Os direitos autorais dos trabalhos aprovados são automaticamente transferidos à RDE como condição para sua publicação.
    8.3 O resultado da avaliação de artigos recusados será comunicado ao autor.

  9. Estas normas seguem as disposições da ABNT e IBGE (para Tabulação) em vigor no mês de maio de 2010.
 

Declaração de Direito Autoral

A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 


RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684